20080924

Sophia Hapgood - Parte I

Sophia Hapgood é a minha “Indy Girl” favorita. Ela e Indy conheceram-se na Islândia, em Novembro de 1929, durante a expedição de Jastro - a primeira escavação arqueológica dirigida por Indy. Foi com ela que Indy passou «os dias mais frios da [sua] vida»... e curiosamente os mais quentes (na Atlântida).

O seu último nome foi uma homenagem ao historiador “Charles Hapgood” (1904-1982) e Sophia, porque a primeira aventura em que a personagem apareceu (Atlantis) foi baseada em "diálogos" de filósofos (Platão, Socrates, Hermocrates, etc.). Atribuiram-lhe a personalidade das três “Indy girls” - Elsa (estilo), Willie (quando se chateia), Marion (Aventureira) e Marion+Willie (quando está em apuros) - o que a torna na mais completa. O retrato na fase de testes e os sprites finais foram baseadados na actriz Mary Elizabeth Mastrantonio, inspiração na personagem Marion do filme Robin Hood, que estreou na altura da pre-produção do jogo(1991); Indy também sugere que no escuro, Sophia tenha parecenças com a actriz contemporânea Vivien Leigh. A primeira voz que teve foi a de Jane Jacobs (1993), e em 1999 a de Tasia Valenza.

A biografia ficará para um próximo post, porque é maior do que pensava. É que ela participa em pelo menos 3 grandes aventuras do Indiana Jones, quantidade apenas igualada pela Marion - se contarmos com o jogo “IJ in Revenge of the Ancients” (da Mindscape & Angelsoft) e com o filme não canónico “Crystal Skull” (e superada pela mesma se contarmos com as BDs não oficiais da Marvel – as “Further Adventures”. De resto é a personagem feminina que mais acompanhou Indy nas suas aventuras). E desculpem lá o excesso de imagens, mas quis transmitir como a personagem deve ser.

2 comentários:

  1. Tão poucos pixeis e mesmo assim as semelhanças são inacreditáveis!

    ResponderEliminar
  2. É, sem dúvida, a Marion do Robin Hood (1991). Que pena não terem feito o filme... preferiram esperar 19 anos...

    ResponderEliminar