20121023

Pack Blu-ray - Primeiras Impressões



Por motivos de crise do país ou porque não compensava o trabalho de actualizar as legendas para o novo acordo ortográfico, o certo é que desta vez Indiana Jones não chegou à Costa Portuguesa.

Assim, para os fãs de Portugal que não queriam perder a trilogia só havia duas opções:
a) Adquirir uma qualquer versão europeia, sem legendas em português
b) Adquirir a versão americana (região A) com legendas em português (Brasil)

Como a opção B não permite a reprodução nos nossos leitores Blu-ray, ficámos-nos pela opção A, concretamente com a edição limitada do Reino Unido. Essa edição vem com montes de tralha (de material pobre), da qual a mais inútil será a base para copos que ninguém pediu e que terá acrescentado +16€ dos ca. de 80€ do produto global.

De resto vem com os 3 filmes, na qual a grande novidade (pelo menos para os britânicos) é terem o Templo Perdido completo, sem censura.

A transferência poderia estar ligeiramente melhor e só veio por em evidência os problemas de certos efeitos especiais, que podiam ter sido corrigidos com o restauro. Tiveram tempo, têm o dinheiro, mas não o fizeram. Nesse aspecto a transferência do Starwars foi bastante mais acarinhada (e não me refiro evidentemente às modificações, acrescentos polémicos e desnecessários que o George Lucas fez à história/filme).

O novo material que foram buscar ao arquivo é fantástico, inédito e cheio de cenas cortadas (algumas restauradas) que não ficaram na versão final.... mas só para o primeiro filme (os outros não receberam o mesmo tratamento). Infelizmente não são muitos minutos de novidade (ou então nem dei pelo tempo passar). Soube a pouco, sobretudo porque 90% dos extras já estavam incluídos nas versões DVD anteriores.

Todos os menus ficaram ao estilo do 4.º filme, para que pudessem reaproveitar o mesmo disco blu-ray (a tal base para copos) que estava a ganhar pó nas prateleiras sem ser vendido. Isto é mau, porque sempre que ponho um filme e vejo aquelas vinhas  até perco a vontade só de me lembrar daquela aberração.

A arte é terrível, não só porque os próprios discos BD apenas têm um risco azul num fundo branco, mas porque toda a embalagem foi "pintada" por um aspirante a Drew Struzan... que pelos vistos será um eterno aspirante.

Vale a pena comprar? Não sei... se calhar houve um motivo para isto não entrar cá. Eles sabem o mercado que têm e comparado ao lançamento de 2003 não houve muito progresso. De facto, penso que a primeira embalagem DVD que chegou cá em 2003 ainda é o melhor produto. Aguardam-se lançamentos individuais cá em Portugal.

Não deixa de ser a minha opinião, o resto do pessoal provavelmente terá outra e ainda bem. Discuta-se isto num próximo podcast.

10 comentários:

  1. O Blade no seu esplendor crítico... bom post...

    ResponderEliminar
  2. E já agora, onde tá a "Reprodução do diário do Graal"?

    ResponderEliminar
  3. Se calhar no fim de contas concordo com o Blade...Confesso q a minha "histeria" foi tanta, q comprei o pack e ainda não tenho BRay (sim, maluquisse da treta). Ainda n abri o meu saco com os inserts, e qd li a descrição do conteúdo, esperava que o Grail Dairy fosse uma copia aproximadamente fiel. Sendo que falavam das respectivas 144 páginas e apresentavam os inserts. E esperava uma lombada mais mole. Qd vi o Diário, reparei q é quase uma replica do Jornal do Indy e que já o possuo. Tenho alguma fé que possa desfrutar de algumas horas de prazer em ver a versão BRay.
    Eu tenho é q me acalmar com as compras relacionadas com Indy Stuff (como o Fábio é minha eterna testemunha). Mas a próxima vai ser a camisa do Indy! ;)

    ResponderEliminar
  4. Ainda não tenho o Journal e não sei bem como é, mas quando abri o pseudo-diário comentei para mim "isto deve ser o journal com uma capa alternativa"... tem coisas dos 4 filmes e não apenas da Grande Cruzada... como diria o Prof. Jones: "It's fake. See you can tell with the cross sections."

    Vem com uma caixa de fósferos e com uns "postais". O escudo de Sir Richard não é papel vegetal... parece que mandaram imprimir ali na Staples. Mas OK, não deixam de ser mimos.

    Gostei do que inseriram de novo nos extra, MAS tenho a certeza que eles têm muito mais nos arquivos, muuuito mais, e não apenas dos Salteadores, mas dos outros 2 filmes.

    ResponderEliminar
  5. Já sinto o rabo a doer-me e nem abri o pack...

    ResponderEliminar
  6. Quando abrires ou te abrirem esse pacote até gritas...

    Atenção! Tem coisas muito positivas, para nós é capaz de ter valido a pena, agora para outras pessoas pode ter sido dinheiro deitado ao lixo.

    ResponderEliminar
  7. Fábio: "Já sinto o rabo a doer-me e nem abri o pack..."

    Newsblade: "Quando abrires ou te abrirem esse pacote até gritas.."

    Escolha de palavras interessante! Que dá lugar a vários tipos de interpretações e sugestões. Hum..... Ainda estamos a comentar o pack?

    ResponderEliminar
  8. HAHAHHAHAAH..... é verdade faço a mesma questão...

    ResponderEliminar
  9. Sim, apenas utilizei a palavra "pacote" porque fica-nos bem utilizar palavras nacionais (no final de contas, isto é um weblog português). =P

    ResponderEliminar
  10. Esqueci-me de falar dos defeitos do áudio (entre o diálogo e o BGM). São poucos, mas existem. Por exemplo, nas cenas de acção com som alto ouve-se a mais a música que as vozes, ficando sem perceber algumas cenas de diálogo.

    ResponderEliminar