Na região de Aveiro, enquanto pesquisava nos Arquivos, encontrei este achado "arqueológico" – o prospecto de 1990 do Cine-Teatro Alba, o único cinema da então vila de Albergaria-a-Velha (Concelho pertencente ao Distrito de Aveiro). Este era o estilo de "cartaz" usado por esse cinema, desde a sua fundação em 1945:
Legenda: «A mais espectacular Aventura!
Vem aí novamente o Grande Aventureiro»
Vem aí novamente o Grande Aventureiro»
A estreia não se deu em simultâneo com a data de lançamento nos Estados Unidos (24/Maio/1989), respeitando a prática da época, mas sim num Domingo, 11 de Fevereiro de 1990, fazendo hoje precisamente 22 anos!
Sim, naquele tempo os filmes estreavam quase 1 ano depois (pior que nós, só a Checoslováquia que tinha de aguardar uns 3 anos). O filme passou em 4 bobinas e eram obrigados a trocar a lente de projecção para uma de CinemaScope sempre que queriam projectar WideScreen (o formato deste filme). Naquele tempo, também não se podiam comer pipocas (nem neste, nem nos restantes cine-teatros), só mesmo na América ou, dentro do Distrito de Aveiro, nos cinemas da Cidade ("Cinema Oita" da Lusomundo e "Cinema 2002" da Castelo Lopes, actual IURD).
Como era para m/12 não pude ver, porque a minha idade não cumpria os requisitos, apesar de nessa altura já ter visto várias vezes o Templo Perdido na televisão… uma injustiça. Por falar nisso, descobri também que o Cine-Teatro Alba nunca chegou a ter o privilégio de ver passar nas suas célebres e potentíssimos projectores "Os Salteadores da Arca Perdida" e o "Templo Perdido".
De acordo com os livros de receita do cinema, estiveram 407 pessoas na estreia em 572 lugares possíveis, o que corresponde a 71% da lotação paga com bilhete normal. De acordo com um ex-trabalhador desse cinema que consegui contactar ontem, o filme fez grandes filas até à rua do Cine-Teatro e muitos, para poupar dinheiro, adquiriram o sistema de fichas, que lhes permitia pagar muito menos para assistir o filme de pé, durante os 127 minutos.
Legenda: Cine-Teatro Alba (1945-1990)
Fonte: Blog "Fábrica Alba"
Fonte: Blog "Fábrica Alba"
Temos que ter em conta que a “estreia” em Albergaria não era sinónimo de estreia no Distrito de Aveiro, muito menos em Portugal (que foi em 15/Set/1989). Desta forma, muito provavelmente alguns albergarienses deverão ter visto o filme em “primeira mão”, várias semanas antes, no cinema Oita, o que projectava filmes Lusomundo. Já agora, "Oita" (大分県) é o nome da cidade gémea de Aveiro, e fica na ilha de Kyushu (九州), no Japão.
Naquele tempo os filmes só passavam uma única vez no Alba, geralmente ao Domingo. Como existiam 2 cine-teatros ALBA em Portugal (um em Albergaria-a-Velha outro em Sever do Vouga), estreava primeiro em Aveiro, depois em Sever e só depois em Albergaria. O Cine Alba de Albergaria tinha um pouco mais de qualidade, pois era dotado de melhor equipamento e conforto.
Legenda: Plateia do Cine-Teatro Alba
Fonte: Blog "Fábrica Alba"
Fonte: Blog "Fábrica Alba"
Tendo em conta esse contexto, arrecadar 72.320$00 em bilhetes de 160$00 para a plateia e 200$00 para o balcão (e ignorando agora o sistema de fichas) não foi nada mau. De facto, os documentos revelam que este filme ficou na história do cinema em Albergaria e da própria Alba, conseguindo atingir a 4.ª maior receita arrecada pelo Cine-Teatro Alba desde que abriu as cortinas ao público (excluindo, por ventura, determinados filmes bíblicos como "Ben-Hur", "Os 10 Mandamentos", etc. cujos registos não consegui encontrar).
A título de curiosidade, ficou apenas atrás de Rambo III, Os Deuses Devem Estar Loucos (ironicamente o filme publicitado antes da sessão do Indy3) e daquele que gerou maiores receitas, em 1989, o Batman de Tim Burton.
Agora que o Novo Cine-Teatro Alba está prestes a inaugurar (é já nos próximos meses), seria engraçado que repassem alguns clássicos como estes na sua sala de projecção, para ter a experiência que nunca tive. Consta também que no período inaugural deverá haver algumas actividades culturais com algumas referências à Saga Indiana Jones, entre outros. Ficamos a aguardar notícias.
Agora que o Novo Cine-Teatro Alba está prestes a inaugurar (é já nos próximos meses), seria engraçado que repassem alguns clássicos como estes na sua sala de projecção, para ter a experiência que nunca tive. Consta também que no período inaugural deverá haver algumas actividades culturais com algumas referências à Saga Indiana Jones, entre outros. Ficamos a aguardar notícias.
Muito curioso.
ResponderEliminarOs cartazes da época traziam não só o poster original (com um tamanho um bocado pequeno...) mas também toda a informação necessária.
Este filme foi realmente um grande êxito.
Lembro-me de me terem dado, na escola primária, uma capa de elásticos com o poster do filme, e dentro tinha um mapa com as deslocações do avião. Era muito porreira.
Creio que os posters também existiam. Este prospecto devia ser uma amostra que se enviava, por exemplo, para a comissão de espectáculos da zona, para que aprovassem ou não o a passagem do filme em determinado sítio.
ResponderEliminar