20110612

Raiders... 30 Anos de aventura em estado puro



Foi no dia 12 de Junho de 1981 que se fez história no cinema. Estreava o filme que viria a revolucionar todo o género cinéfilo de aventura, o "Raiders of Lost Ark".São 115 minutos de aventura em estado puro. Venceu 4 óscares em 1982 (melhor direcção artística, melhores efeitos visuais, melhor edição, melhores efeitos sonoros). O American Film Institute elegeu-o como o 66º melhor filme de sempre.
Este filme influenciou de tal forma a sociedade na altura que se deu um Boom de alunos a estudar arqueologia um pouco por todo o mundo. George Lucas dizia que "a ideia era simples. Um filme de acção e aventura com um artefacto sobrenatural. A personagem era um arqueólogo determinado a conseguir o que queria por mais difícil que fosse".
Eu tenho orgulho de ser contemporâneo deste filme e cheguei mesmo a ter na minha colecção de calendários um exemplar com o poster deste filme. Foi sem dúvida o primeiro filme que me marcou na vida e me fez definitivamente ficar fã deste herói de chapéu e chicote.
Nenhum cinéfilo que se preze pode ficar indiferente a este filme e por isso neste dia especial em que comemoramos o trigésimo aniversário do Raiders o blogue dos Salteadores não poderia deixar também de comemorar esta efeméride. Onde quer que estejam lembrem-se que este dia à 30 anos atrás este dia viria a mudar aquilo que todos nós somos hoje... verdadeiros Indyfans....

2 comentários:

  1. Acabou de passar agora mesmo no Jornal da Noite da SIC, uma reportagem sobre os 30 anos dos "Raiders of the Lost Ark".

    Falaram que a cena inicial do ídolo foi inspirado nas bandas desenhadas da Disney (Pato Donald e Irmãos Metralha); abordaram a temática do chapéu e até mesmo o restauro frame a frame para a edição do DVD que saiu em 2003.

    Falaram também na possível localização da Arca da Aliança e no improvável 5.º filme. Espero que coloquem a reportagem na net para partilharmos aqui.

    ResponderEliminar
  2. Uau...
    quero ver essa notícia?
    foi no Jornal da Noite?

    ResponderEliminar