20090610

Tributo ou Plágio? #1

Inauguramos esta nova secção, onde tentamos identificar filmes, literatura e outro tipo de arte que influenciaram Lucas e Spielberg, mas sobretudo a influência que os Salteadores tiveram na cultura popular.

O primeiro teste vai ser na literatura portuguesa. Escolhemos os livros "Os Primos", referenciados já na radio e em jornais nacionais, para saber que tipo de influência retiraram de Indiana Jones.

"Os Primos" (atrevo-me a chamar "Os números primos") parecem ser mais uns dos muitos livro de Aventuras portugueses, que juntamos a outros conhecidos como "Uma(1) aventura", "Tri(3)angulo jota", aos "Cinco(5)", "Sete(7)", "Onze(11)" e por aí fora, -nem sei se há estes números todos, mas são sempre primos... exepto talvez o 1- destaca-se por ter extrovertidos usos de material Indy (talvez mais que o nosso blog), para combater a falta de inspiração.




Alguns exemplos: Este vídeo do «O tesouro do veleiro espanhol» leva 40 segundos da música inicial do "Indiana Jones and the Temple of Doom" ("Anything Goes", arranjada por John Williams, tocada pela Orquestra Sinfónica de Londres), seguindo-se outros 40 segundos do "The Mine Car Chase", a música da cena do carro de minas, também do Templo perdido (composta por JW).

Até aqui tudo bem (acho eu...), o engraçado é quando vamos ao site http://www.osprimos.com/ e clicamos na secção "de onde surgiram as ideias?" vemos, entre outras coisas, referências ao santo graal, noutra secção ref. às ruínas de Petra - o templo onde Indy encontra o Graal (sim, inacreditavelmente está estampado como imagem de fundo do site - e acho que já foi retirado), mas... nada de referenciar Indiana Jones.


Veredicto final................................................................ PLÁGIO

1 comentário:

  1. Excelente post newsblade....Que gente com tão pouca imaginação...Ficaria-lhe muito melhor declarar-se uma Indyfan e confessar que se inspirou nas aventuras do seu herói favorito do que tentar fazer a malta passar-se por estúpida de forma a pensarmos que ela tem uma criatividade verdadeiramente esplendorosa... Sugeria à senhora Mafalda Moutinho (autora deste lindo plágio) que já que gosta tanto roubar ideias de aventuras Indiana Jones para os seus livros, que usas-se algumas do Crystal Skull...esse sim é um filme digno das aventuras dos "Primos"...

    ResponderEliminar