20090102

O que é feito de... Alison Doody

"How dare you kiss me."

Pois é, hoje vou falar-vos da minha Indy girl favorita a belíssima Elsa Schneider. De longe é a melhor, a mais bela, a mais glamurosa e a mais sensual de todas as Indy girl's.


A belíssima Elsa Schneider é interpretada pela actriz e modelo irlandesa Alison Doody, nascida a 11 de Novembro de 1966, em Dublin no seio de uma família rica.

Foi educada em um convento, onde ganhou a paixão pelas artes. Estudou mais tarde na faculdade nacional das belas artes em Dublin. Uma certa altura ao se sentar num café com amigos, foi abordada por um fotógrafo que lhe perguntou se estaria interessada em ser modelo.Ela aceitou e ao ver que era um trabalho divertido e lucrativo acabou por se tornar modelo profissional.

Certo dia, um director de casting, ao ver o seu trabalho, sugeriu-lhe que tentasse a representação. Decidiu ir então para Londres, com a idade de 19 anos, onde ganhou rapidamente uma audição para aparecer no novo filme de James Bond. Fez assim em 1985 a sua primeira aparição no cinema.

Alison adorou actuar e logo após a sua primeira película dispararam convites em alguns dramas da TV em Londres e em Dublin. Mas o papel da sua vida veio quando ganhou o casting para o papel de Drª. Aryan Elsa Schneider em Indiana Jones e última Cruzada (1989). Alison tinha apenas 21 anos quando desempenhou o papel da bela austríaca de 29 anos e numa altura que andava desmotivada em sem trabalho.



A Drª. Elsa Schneider é uma arqueóloga e simpatizante nazi. Infiltrou-se nas pesquisas do Dr. Henry Jones de forma a desviar informações para o Walter Donovan, assim como o próprio diário do Graal, chegando mesmo a ter o envolvimento sexual com o Dr. Henry Jones.

Elsa conheceu Indiana Jones e Marcus Brody assim que estes chegaram em Veneza, e guiou-os à biblioteca onde trabalhava com Henry quando este “desapareceu". Aí vive a sua primeira aventura com Indy quando ambos exploraram as catacumbas venezianas abaixo da Biblioteca de San Baranaba. É em Veneza (Ahhhh Venice!!!) que "Junior" por sua vez envolve-se com Elsa...

Foi no Castelo de Brunwald que a verdadeira identidade de Elsa é revelada perante a incredulidade dos Jones, e surge a famosa frase: "That's how Austrians say goodbye" (ai como eu queria saber como era...).

O triste fim de Elsa estava reservado para o Temple of the Sun, quando ela a todo o custo tenta agarrar o gral em vez de aceitar a ajuda de Indy que tenta salva-la. Elsa perdeu sua vida pois Indiana foi incapaz da travar intuitos de conseguir o Graal. Posteriormente Henry disse Indy que Elsa não acreditou no Graal, pois ela pensava que o Graal era um prémio.

É curioso lembrar que Elsa foi a primeira Indy Girl a morrer, porém no jogo da aventura gráfica da Última Cruzada, Elsa pode viver após o fim do jogo, se o jogador apanhar o Graal com o chicote.



A carreira de Alison Doody prosseguiu e em 25 de Junho de 1994 (para nossa tristeza) casa com Gavin O'Reilly com quem teve duas filhas. Mas a "boa" noticia é que se separou dele em 2002.

Em 2004, Alison volta a ter um papel a fazer lembrar os bons tempos ao lado de Indy, no filme "As Minas do Rei Salomão" onde desempenha a personagem de Elizabeth Maitland ao lado de Patrick Swayze.

Actualmente Alison vive em Dalkey, um dos subúrbios mais ricos e dos mais encantadores de Dublin, no sul de Irlanda.

Para concluir e ao olhar para esta última foto só me dá vontade de dizer... a Alison Doody é como o Vinho do Porto...quanto mais velha....


Fontes:
  • www.imdb.com
  • indianajones.wikia.com
  • www.theraider.net

3 comentários:

  1. Excelente trabalho de investigação. Não sabia que se chamava Aryan, nem que tb era arqueóloga.

    Só um pormenor: podemos de facto salva-la mas temos que apanhar o graal antes dela (e dar ao cavaleiro, se não quem morre somos nós);

    a parte do chicote é noutra situação: caso ela morra, podemos ir embora (como no filme) ou podemos usar o chicote para apanhar o graal > aí temos mais 2 opções:

    a) ir embora com o graal (depois vêm o que acontece)


    b) damos o graal ao cavaleiro (aqui o cavaleiro continua a beber do graal como fazia antes de chegarmos).

    Já agora, se salvarmos a Elsa há um pormenor que ficamos a saber: Marcus era o nome do gato do pai e Elsa era o nome da secretária do pai dela.

    ResponderEliminar
  2. De facto, 5 fins possíveis.

    A Elsa foi a primeira Indygirl a morrer (já que o filme foi feito em 89), mas foi a segunda da história (acrescentada mais tarde em livros).

    Relembro que Deidre Campbell (primeira mulher de Indy) morreu num desastre aéreo.

    claro que depende do que consideremos canónico...

    ResponderEliminar